Projeto e Dimensões Pedagógicas

A Proposta

  • Desenvolver, com os Professores, Alunos e Pais, um movimento de apropriação e construção de propostas pedagógicas para o Segmento, a partir do princípio de que coautoria gera corresponsabilidade.

  • Rever quatro dimensões fundamentais do fazer pedagógico: conhecimento e escolaridade, estrutura e currículo, metodologias e avaliação e formação continuada, a partir do princípio de que não devemos fazer algo porque alguém faz nem deixar de fazê-lo porque outros o fazem.

  • Mobilizar esforços, ao longo do ano de 2013, para que tenhamos, ao final, um texto que contemple os desejos de continuidade e transformação que têm perpassado nossas discussões neste ano, a partir do princípio de que tradição é algo que se recebe vivo e se transmite vivo.


As Dimensões Pedagógicas

  • A dimensão de Construção do Conhecimento e Escolaridade irá se debruçar sobre questões como a possibilidade de construção do conhecimento no espaço escolar, as condições para que isso se dê e as consequentes relações na comunidade escolar; (CONTRIBUIÇÕES ATÉ 04/MARÇO/2013)

  • A dimensão de Estrutura e Currículo proporá alternativas a horários, conteúdos e disciplinas que temos hoje, além de espaços didáticos; (CONTRIBUIÇÕES ATÉ 13/MAIO/2013)

  • A dimensão de Metodologias tratará da adequação de modelos didáticos e estratégias aos princípios pedagógicos que traçarmos; (CONTRIBUIÇÕES ATÉ 17/JUNHO/2013)

  • A dimensão de Avaliação e Formação Continuada abordará as práticas de avaliação na comunidade educativa e as consequentes tomadas de rumo da formação continuada. (CONTRIBUIÇÕES ATÉ 12/AGOSTO/2013)