segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

“Pro dia nascer feliz”


As mudanças do mundo requerem mudanças na escola. São muitas as solicitações que surgem, algumas legítimas, outras não. O resultado é que nós não podemos ficar parados. E foi assim que surgiu o Projeto “Pro dia nascer feliz”, uma proposta de revisão de nossas práticas pedagógicas no Segmento de 6º a 8º Anos, seguindo fundamentalmente dois princípios, para nós muito caros: a participação direta e a tradição.

  Por participação direta entendemos a possibilidade de que todos os segmentos da Comunidade Educativa possam atuar no Projeto, já que a corresponsabilidade nasce sempre da certeza de coautoria. Por isso estes “BLOGS” foram criados, para viabilizar a entrada de todos na elaboração de nossas propostas de mudança. Por tradição compreendemos transmitir vivo o que recebemos vivo, nos dizeres do Padre Lauro Palú. Não partiremos do zero, porque muito do que temos feito é excelente. Ainda assim, precisamos rever, repensar, ressignificar.

Nós, do Segundo Segmento do Ensino Fundamental do Colégio São Vicente de Paulo, Educadores, Alunos e Responsáveis, iniciaremos algo que, esperamos, ultrapassará nossas possibilidades de controle. Ao nos debruçarmos sobre quatro dimensões fundamentais do fazer pedagógico – construção do conhecimento e escolaridade; estrutura e currículo; metodologias; avaliação e formação continuada – desejamos construir, juntos, um espaço de autêntica felicidade para todos nós. Uma felicidade que se traduz em bondade e transformação social! Um abraço e bom trabalho,

Helcio.


Para que suas contribuições façam parte da discussão que dará origem ao DOCUMENTO final desta DIMENSÃO deixe seus COMENTÁRIOS até 13/MAIO/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário